- Concentra todos os poderes:
- Dita as leis.
- Governa o país.
- Possui a grande parte das terras.
- Controla o comércio.
- Comanda o exército.
- Vive em grandes palácios (riquezas, funcionários e servos).
- Poder sacralizado: considerados filhos dos deuses, com poderes mágicos.
- Privilegiados:
- Nobres.
- Sacerdotes.
- Escribas.
- Não privilegiados:
- Camponeses e artesãos.
- Soldados.
- Escravos.
Funções/deveres/privilégios
- Nobres:
- Membros da família do faraó e de outras famílias.
- Recompensadas com terras, outras riquezas e cargos importantes.
- Sacerdotes:
- Cuidam dos rituais religiosos.
- Têm ao seu serviço milhares de pessoas.
- Possuem terras dadas pelo faraó.
- Escribas:
- Redigiam documentos oficiais.
- Registam contas do faraó.
- Tinham grande prestígio: sabem ler e escrever.
- Artesãos:
- Fazem esculturas ou peças de cerâmica.
- Fabricam o papiro.
- Fabricam vestuário de linho.
- Elaboram objetos de metal.
- Camponeses:
- Grande maioria da população.
- Vive de forma modesta.
- Pagam impostos aos nobres e sacerdotes e ao faraó.
- Escravos:
- Não tinham grande importância para a economia.
- Eram maioritariamente prisioneiros de guerra.
- Não tinham direitos.
- Grande parte era propriedade da faraó.
- Usados para trabalhar nas obras públicas, nas minas e no exército.
- Cálculos matemáticos:
- Medir terrenos.
- Contabilizar a produção dos campos agrícolas.
- Medir o nível das águas do rio Nilo
- Geometria:
- usada na arquitetura.
- Intervenções cirúrgicas:
- Conhecimentos do corpo humano: técnicas de mumificação.
- Medicina:
- Calendário solar:
- controlar cheias e observação dos astros.
- Pedra
- Madeira
- Papiro: importante para o trabalho diário dos escribas.
- Politeístas: acreditam em vários deuses.
- Amon-Ré (Deus solar e rei dos deuses).
- Osíris (deus da fertilidade e dos mortos).
- Isís (modelo de esposa e mãe).
- Hórus (realeza dos faraóis).
- Consideravam que os rituais eram necessários para manter o equilíbrio do Universo.
- Cada templo tem um corpo de sacerdotes:
- limpar e vestir a estátua do deus.
- Realizar todos os ritos.
- Procissão ao santuário do templo, oferecendo alimentos e bebidas à divindade.
- Templos contruídos em pedra para perdurarem no tempo, futura morada dos deuses (imortais).
- Mastabas: à superfície.
- Pirâmidades: faraós.
- Hipogeus: debaixo da terra, escondidas. Exemplo: Vale dos Reis.
- Templos.
- Complexos funerários.
Caraterísticas:
- Monumentalidade: dimensão dos deuses e não dos homens;
- Pinturas no interior e exterior;
- Colunas;
- etc.
- Lei da frontalidade: linha rigorosa e frontal
- Reduziram para 22 os sons que representavam as consoantes, permitindo registar os sons exatos da linguagem oral.
- Criaram sinais ou «letras» mais fáceis e rápidos de escrever.
Os Hebreus, um povo monoteísta
Os Hebreus têm a sua história relatada nos cinco livros que constituem a sua Lei Sagrada (Torá).
A sua história:
- Inicia-se por volta de 1950 a.C.:
- Quando o patriarca (chefe político e religioso), Abraão, deixa a cidade de Ur (Mesopotâmia) e estabelece-se na Palestina, a sul da Fenícia.
- Por volta de 1700 a.C.:
- Emigram para o Egito à procura de melhores condições de vida mas serão escravizados.
- Por volta de 1250 a.C.:
- Regressam à Palestina, conduzidos por Moisés.
- Segundo o livro do Êxodo (o segundo do Torá), receberam os Dez Mandamentos (normas de conduta, que acreditam ser dado por Javé, o deus único, ao qual prestavam culto desde Abraão.
- Caraterísticas:
- Monoteísta: um único Deus.
- Aliança entre o povo hebreu e o deus único.
- Diáspora e influência do judaísmo:
- Por volta de 1000 a.C.:
- Os Hebreus fundaram o reino de Israel (governado por David e Salomão) e o templo de Jerusalém.
- Após a morte de Salomão, reino Hebreu divide-se em dois:
- Israel a norte.
- Judá a sul.
- Em 587 a.C.:
- Invasão dos Babilónios escraviza os Hebreus.
- Serão dominados pro Persas, Gregos, Romanos e Muçulmanos.
- Muitos dispersaram-se pelo Mundo, formando a diáspora judaica.
- Por volta de 1000 a.C.:
O Mundo helénico e o espaço mediterrânico
O mundo grego e as cidades-estado
- Surge no extremo oriental do mar Mediterrâneo (sul da Península dos Balcãs).
- Hélade era o nome dado à região grega e aos gregos (helenos) – «território dos gregos».
As origens:
- Ilha de Creta (3000 a.C.) e no território à volta da cidade de Micenas (1400 a.C.).
- Cretenses dedicavam-se ao comércio e construíram palácios na cidade de Cnossos, no tempo do rei Minos (civilização minóica).
- Surgiram Jónios, Aqueus e Dórios.
A partir do século VIII a.C.:
- Formam-se cidades-estado: Atenas, Esparta, Corinto e Tebas são as principais.
- Formação de estados independentes (cidades-estado), mas com coisas em comum com outras cidades, como deuses, língua, religião, costumes.
- Cada cidade governa-se a si mesma.
A expansão grega pelo espaço mediterrânico
Geografia/Clima
- Clima seco e terras pouco produtivas.
- Muito montanhoso (80%).
- Agricultura e pecuárias pouco desenvolvidas.
- Cultivos: cereais, vinha, oliveira e figueira.
- Carneiros e cabras onde fosse possível.
- Necessidade de procura de outros territórios.
Do mar:
- Fundamental para a navegação.
- Obtêm o peixe para a alimentação.
- Fundam novas colónias (novas cidades dependentes da cidade-estado fundadora).
A preponderância de Atenas no século V a.C.
Situava-se na região da Ática. Assume-se como cidade preponderante no século V a.C., quando ganham a batalha contra os Persas (Batalha de Maratona – 490 a.C. e Salamina – 480 a.C.).
Formam a Liga de Delos (em 477 a.C.): aliança de cidades gregas contra a ameaça persa. Constituiu uma poderosa frota de trirremes para proteger a Grécia com o dinheiro das cidades-estado.
Povo comerciante que usa o dracma, moeda oficial.
Atenas: as suas atividades económicas e a vida quotidiana
As atividades são:
- Olaria.
- Curtição de peles.
- Tecelagem.
Quanto ao comércio:
- Muitos artesãos com muitas oficinas.
- Mercados.
- Lojas.
- Pequenos comerciantes: todo o tipo de produtos. Pouco prestigiados.
- Grandes comerciantes: muito ricos, exportam e importam alimentos, madeira e cobre.
A cidade de Atenas dividia-se em:
- Acrópole: morada dos deuses – templos.
- Ágora: local de encontro e mercado.
- Porto: Pireu.
A democracia em Atenas na época de Péricles
Os cidadãos, os metecos e escravos
Inicialmente, cada pólis (cidade-estado) era governada por um rei ou um chefe local e a participação do povo era muito limitada.
Mais tarde passou para as mãos dos mais ricos – aristoi, que significa «os melhores».
Por fim, em Atenas, o povo conquistou o direito de participar no governo (democracia)
Caraterísticas habitantes:
- Cidadãos: Maiores de 20 anos, livres e filhos de pais atenienses.
- Metecos (ou estrangeiros livres):
- Serviço militar; pagar impostos; não podem possuir terras nem casas.
- Comerciantes e artesãos.
- Escravos:
- Prisioneiros de guerra ou filhos de escravos.
- Considerados propriedade de quem os adquirisse.
- Trabalhavam na agricultura e serviço doméstico dos donos.
As instituições democráticas
As instituições principais são (sistema de democracia direta, ou seja, todos participam no Parlamento; sistema de democracia representativa, atualidade, elegemos quem nos vai representar no Parlamento)
- Eclésia ou assembleia:
- formada por cidadãos maiores de 20 anos.
- Reune-se na colina de Pnyx quatro vezes por mês.
- Vota as leis.
- Decide da paz e da guerra.
- Votação efetuada de braço no ar e tempo de discurso igual para todos.
- Bulé:
- Preparação das leis para a Assembleia.
- 500 cidadãos escolhidos por sorteio.
- Areópago:
- Julgamento dos crimes de morte e lesa-religião.
- Helieia (Tribunal do Povo):
- 6000 juízes controlam os magistrados.
- 10 estrategos:
- Magistrados eleitos por um ano.
- Dirigem a cidade.
- Controlam exército.
O regime de Espartano
A sociedade espartana
Situa-se na Península do Peloponeso (Sul da Grécia)
Território circundante designa-se de Lacedemónia e a cidade está afastada do mar.
Lutaram contra os gregos na Guerra do Peloponeso (431-404 a.C.). A guerra trouxe a vitória espartana, mas ambos entraram em declínio posteriormente.
A população
- Cidadãos:
- treino para a guerra.
- Proibidos de exercer atividades artesanais ou o comércio.
- Periokoi
- cuidam das atividades artesanais e comércio.
- Prestam serviço militar.
- Hilotas
- Servos.
- Pertencem à cidade-estado e trabalhavam a terra, ficando com metade da produção.
- Mais livres que outros escravos noutras cidades gregas.
O regime oligárquico
Reformas de Licurgo (VIII a.C.) – leis.
Caraterísticas:
- Governada por dois reis com funções religiosas, militares e judiciais.
- Partilham poder com magistrados – éforos – , escolhidos, por um ano, pelo conjunto de cidadãos.
- Apela:
- assembleia que prepara as leis.
- Pronuncia-se a favor ou contra as leis propostas.
- Gerúsia:
- conselho de 28 cidadãos escolhidos vitaliciamente pela Apela, de entre os mais ricos.
- Convoca a Apela e pode dissolvê-la.
- Oligarquia: o poder pertence aos mais ricos e poderosos.
- Cidadania: excluídos os mulheres, os perioikoi e os hilotas.
A religião e a cultura na Grécia antiga
Os deuses, os heróis e os mitos
Caraterísticas:
- Eram politeístas.
- Cada pólis tinha a sua divindade protetora.
- Deuses eram considerados imortais, eram imaginados com aparência e hábitos humanos – antropomorfismo –
- Residiam no monte Olimpo.
- Zeus era o principal Deus.
Outras caraterísticas:
- Acreditavam em heróis, filhos de deuses e humanos.
- Heróis: Aquiles, Ulisses ou Héracles (Hércules)
- Criaturas fantásticas: cicplopes e centauros.
- Mitologia: narração dos mitos.
O culto e as práticas religiosas
O templo era o local de culto aos deuses e os sacerdotes e sacerdotisas eram os seus servidores.
Tipos de culto:
- Culto doméstico: realizado em casa, com um altar a deuses do lar e falecidos.
- Cultos públicos ou cívicos: orações, oferendas, procissões e sacrifícios de animais.
- Culto pan-helénico: santuários, Jogos Olímpicos, celebrados por toda a Hélade.
Existia, em Delfos, um óraculo, consultado para saber a opinião dos deuses sobre algum assunto.
A formação do cidadão
Eis os passos da formação do cidadão:
- Início no Gineceu.
- 15-18 anos: estudos elementares (leitura, escrita e cálculo) com um pedagogo.
- Ginásio: praticam atletismo.
- Oratória.
- Literatura.
- Música.
- Outros exercícios físicos.
- 18-20 anos: após cumprimento do serviço militar, participavam em celebrações e cultos públicos para completar formação.
- Teatro.
Em Esparta
- Educação pública e obrigatória para filhos dos cidadãos.
- Raparigas também participam.
A tragédia e a comédia
- Em honra do Deus Dionisio.
- Histórias dos Deuses e dos Homens.
- Tragédia (Ésquilo, Sófocles e Eurípedes e Comédia (Aristófanes)
A Filosofia, a História e as ciências
Ramos do saber desenvolvidos:
- História: Heródoto e Tucídides.
- Matemática: Pitágoras, Euclides e Arquimedes.
- Filósofos: Sócrates, Platão e Aristóteles.
- Medicina.
Os Gregos foram os primeiros a procurar uma explicação racional para os fenómenos da Natureza e para os comportamentos humanos.
A arte clássica
No século V a.C. definiu-se o modelo de arte clássica:
- Exaltação da geometria.
- Exaltação das formas do corpo.
A arquitetura e os templos
Características dos Templos:
- Mármore branco pintado.
- Forma retangular.
- Medida humana (ao invés do caráter esmagador dos templos egípcios).
- Sustentados por colunas e paredes.
- Assentam numa plataforma com 3 partes:
- Pronaus: vestíbulo (átrio ou entrada).
- Naos: sala principal, com estátua da divindade.
- Opistódomo: lugar onde se colocavam as oferendas aos deuses.
As ordens arquitetónicas
Os gregos tinham:
- Preocupação com a harmonia, a beleza, as proporções corretas.
- Três ordens:
- Dórica: fuste canelado, arestas vivas, capitel não decorado, sem base.
- Jónica: fuste canelado, arestas suaves, capitel decorado com duas volutas, com base.
- Coríntia: fuste canelado, arestas suaves, capital com folhas de acanto, com base.
A Escultura
Função/motivação:
- Sobretudo religiosa.
- Representava divindades e heróis.
- Adornar túmulos e Estátuas de Atletas.
- Representar a beleza ideal do corpo humano nu.
- Proporções harmoniosas (estudo da anatomia humana.
Materiais utilizados:
- Bronze.
- Mármore.
- Madeira.
- Terracota.
- Ouro.
- Marfim.
- …
- Pintado com cores vivas.
A cerâmica
Diferentes estilos:
- Época arcaica (800-490 a.C.):
- Figuras pintadas em preto sobre um fundo avermelhado, cerâmica de figuras negras.
- Época clássica (490-338 a.C.):
- Figuras pintadas a vermelho sobre fundo negro, cerâmica de figuras vermelhas.
- Época helenística (338-30 a.C.):
- Figuras pintadas em várias cores, sobre um fundo branco.